Como Alisar o Cabelo com Prancha

Usar uma prancha de cabelo para ter o cabelo liso e bem penteado é uma excelente opção. Podes poupar tempo e dinheiro e ser uma alternativa ao salão de cabeleireiro mas atenção: a prancha deve ser usada com cautela. 
O uso constante da prancha de cabelo pode desgastar muito os fios, por causa da agressão do calor em excesso. Os cabelos podem ficar sem brilho, quebradiços e com mais pontas espigadas. 

prancha de alisamento de cabelo
Prancha de Alisamento. Usa no máximo 2 vezes por semana

Para ajudar a evitar danos no cabelo partilho algumas dicas de como alisar o cabelo com prancha:

Lava bem o cabelo e seca-o antes! 
Muito importante acredita. Apenas deves usar a prancha de alisamento nos fios de cabelo secos, por dois motivos: o efeito liso aparece melhor e os fios não são danificados com a acção do calor. Além disso se o cabelo estiver molhado, será necessário passar a prancha muitas vezes, o que frita o cabelo. Podes usar um secador para tirar o excesso de humidade ao cabelo e também já dar alguma forma ao penteado.  O cabelo também ficará mais maleável e a prancha deslizará na perfeição. Após este passo, usa a prancha de alisamento para o acabamento, deixando os fios de cabelo mais lisos. Nas pontas, podes dar uma volta suave e criar ondas que dão uma aparência mais natural ao cabelo. Está na moda. Experimenta! 

Protege o cabelo antes de usar a prancha de alisamento com cosméticos próprios para o efeito. Aplica um protector térmico quando os fios de cabelo ainda estiverem molhados. Passa por exemplo um leave-in termoactivado com silicone ou queratina. O uso desses cosméticos também evita o frizz pois sela as cutículas do cabelo. Também forma uma película que diminui as agressões causadas pelo calor.

Desliza  a prancha de uma só vez 
O ideal é passar a prancha uma vez só, sem parar no meio da madeixa de cabelo. Passar mais de uma vez no mesmo lugar estraga o cabelo. Ao dividir o cabelo, comeca o alisamento pela parte de trás da cabeça, com os fios de cabelo da nuca. Vai da raiz em direcção às pontas, tentando escorregar a prancha de uma vez. Isso evita também a formação de ondas e de marcas nos fios de cabelo. Finaliza passando cosméticos com silicone, como gloss ou serum para as pontas dos cabelos e não apliques na raiz do cabelo. Esses cosméticos, como o caso de gloss's e seruns ajudam a reparar os fios danificados pelo calor da prancha. Mas cuidado com a quantidade pois o cabelo pode ganhar uma aparência gordurosa ou suja, por causa da oleosidade. 

Não uses a prancha de alisamento diariamente. No máximo usa duas vezes por semana e sempre com o apoio de cosméticos que protegem e ajudam a hidratar os fios de cabelo e um gloss ou serum para finalizar.

Passa ar frio depois do secador quente ou do uso da prancha, pois deixará os fios dos cabelos mais brilhantes e assentados, e também quebra o efeito eléctrico.

oriflame

oriflame

Oriflame Beauty Blogger Elisabete Silva

Comentários

Mensagens populares